Eis o que ele propõe:
Imigração
NATO e Ucrânia
Posição Global
Tarifas e Comércio
Clima e Energia
Departmento de Justiça
Direitos Civis
Regulamentação
Trump apelou à utilização da Guarda Nacional e das forças policiais nacionais para levar a cabo um programa de deportação das pessoas que se encontram ilegalmente nos EUA. Também propôs o fim da cidadania por nascimento, o que, segundo os especialistas, exigiria provavelmente uma alteração constitucional. | Saiba mais.
— Antigo Presidente Donald Trump,
durante o debate presidencial de setembro
Trump afirma que esses rastreios barrariam indivíduos que descreve como “lunáticos perigosos, odiadores, fanáticos e maníacos”. Também propôs “eliminar todas as políticas de fronteiras abertas da administração Biden” e disse que iria reavivar a proibição de viajar que originalmente visava cidadãos de sete países de maioria muçulmana.
Durante a sua campanha, Trump criticou a assistência dos EUA à Ucrânia e chamou ao Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy “um dos maiores vendedores que alguma vez vi”. Também criticou os países membros da NATO por não atingirem os objectivos de despesa militar. | Saiba mais.
Embora Trump se tenha comprometido a expandir as forças armadas dos EUA, propõe um menor envolvimento dos EUA em guerras no estrangeiro. Insistiu que pode acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia e com a guerra entre Israel e o Hamas, sem explicar como.
Propôs tarifas de 10% a 20% (ou mais) sobre bens estrangeiros. Comprometeu-se a bloquear a aquisição de “qualquer infraestrutura vital” nos EUA por compradores chineses. | Saiba mais.
Trump propõe uma política energética ancorada nos combustíveis fósseis, bem como a continuação da perfuração de petróleo e gás nos Estados Unidos. Compromete-se a rever os padrões de eficiência de combustível da era Biden e promete acabar com os incentivos Biden para encorajar o desenvolvimento de carros eléctricos.
Trump sugeriu que utilizaria o FBI e o Departamento de Justiça para atacar os seus rivais políticos se conseguisse regressar à Casa Branca. Essa lista inclui pessoas como o Presidente Joe Biden, a Vice-Presidente Kamala Harris e o Procurador Especial Jack Smith. | Saiba mais.
— Donald Trump,
em junho, após uma acusação em Miami
Trump apelou ao fim dos programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas instituições governamentais. Pediu também ao Congresso que exija que apenas dois géneros possam ser reconhecidos à nascença.
Propõe a eliminação de obstáculos burocráticos a uma série de sectores, incluindo a produção de combustíveis fósseis e a construção de habitações. Diz também que vai acabar com “os litígios frívolos dos extremistas ambientais”. Propôs que seja mais fácil despedir trabalhadores federais.
Em pouco mais de nove anos, ele não gostou do establishment, remodelou o Partido Republicano à sua própria imagem e polarizou ainda mais um país já dividido. | Veja este vídeo.
Fonte: AP