Agenda de Donald Trump

Agenda de Donald Trump

AP

O Presidente eleito Trump tem grandes planos para a sua agenda do segundo mandato

Eis o que ele propõe:
Imigração NATO e Ucrânia Posição Global Tarifas e Comércio Clima e Energia Departmento de Justiça Direitos Civis Regulamentação

AFP

Imigração

Trump promete efetuar a maior deportação doméstica da história dos EUA

Trump apelou à utilização da Guarda Nacional e das forças policiais nacionais para levar a cabo um programa de deportação das pessoas que se encontram ilegalmente nos EUA. Também propôs o fim da cidadania por nascimento, o que, segundo os especialistas, exigiria provavelmente uma alteração constitucional. | Saiba mais.

Imigração

“[Os imigrantes] estão a tomar conta das cidades. Estão a tomar conta dos edifícios. Estão a entrar de forma violenta. Estas são as pessoas que [a vice-presidente Kamala Harris] e [o presidente Joe] Biden deixaram entrar no nosso país. E estão a destruir o nosso país”.

— Antigo Presidente Donald Trump,
durante o debate presidencial de setembro

AFP
AP

Imigração

Trump propõe 'rastreio ideológico' para possíveis imigrantes

Trump afirma que esses rastreios barrariam indivíduos que descreve como “lunáticos perigosos, odiadores, fanáticos e maníacos”. Também propôs “eliminar todas as políticas de fronteiras abertas da administração Biden” e disse que iria reavivar a proibição de viajar que originalmente visava cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

AP

NATO e Ucrânia

Trump discorda da ajuda dos EUA à Ucrânia

Durante a sua campanha, Trump criticou a assistência dos EUA à Ucrânia e chamou ao Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy “um dos maiores vendedores que alguma vez vi”. Também criticou os países membros da NATO por não atingirem os objectivos de despesa militar. | Saiba mais.

AP

Posição Global

Trump procura empurrar os EUA para o não-intervencionismo

Embora Trump se tenha comprometido a expandir as forças armadas dos EUA, propõe um menor envolvimento dos EUA em guerras no estrangeiro. Insistiu que pode acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia e com a guerra entre Israel e o Hamas, sem explicar como.

AFP

Tarifas e Comércio

Trump acredita que os mercados mundiais são prejudiciais aos interesses americanos

Propôs tarifas de 10% a 20% (ou mais) sobre bens estrangeiros. Comprometeu-se a bloquear a aquisição de “qualquer infraestrutura vital” nos EUA por compradores chineses. | Saiba mais.

AP

Clima e Energia

Trump diz que as alterações climáticas são uma “farsa"

Trump propõe uma política energética ancorada nos combustíveis fósseis, bem como a continuação da perfuração de petróleo e gás nos Estados Unidos. Compromete-se a rever os padrões de eficiência de combustível da era Biden e promete acabar com os incentivos Biden para encorajar o desenvolvimento de carros eléctricos.

AP

Departmento de Justiça

Trump considera a possibilidade de processar opositores políticos

Trump sugeriu que utilizaria o FBI e o Departamento de Justiça para atacar os seus rivais políticos se conseguisse regressar à Casa Branca. Essa lista inclui pessoas como o Presidente Joe Biden, a Vice-Presidente Kamala Harris e o Procurador Especial Jack Smith. | Saiba mais.

Departmento de Justiça

“Vou nomear um verdadeiro procurador especial para perseguir o presidente mais corrupto da história dos Estados Unidos da América, Joe Biden, e toda a família criminosa Biden”.

— Donald Trump,
em junho, após uma acusação em Miami

AP
AP

Direitos Civis

Trump pede o fim dos programas de diversidade e das protecções LGBTQ

Trump apelou ao fim dos programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas instituições governamentais. Pediu também ao Congresso que exija que apenas dois géneros possam ser reconhecidos à nascença.

AP

Regulamentação

Trump procura reduzir o papel dos burocratas federais e da regulamentação

Propõe a eliminação de obstáculos burocráticos a uma série de sectores, incluindo a produção de combustíveis fósseis e a construção de habitações. Diz também que vai acabar com “os litígios frívolos dos extremistas ambientais”. Propôs que seja mais fácil despedir trabalhadores federais.

Saiba mais

Donald J. Trump: Um caminho pouco convencional para a presidência

Em pouco mais de nove anos, ele não gostou do establishment, remodelou o Partido Republicano à sua própria imagem e polarizou ainda mais um país já dividido. | Veja este vídeo.

Fonte: AP